Halloween: Top 10 - filmes de terror preferidos

outubro 30, 2015


Halloween ou Dia das Bruxas está chegando e vou confessar que eu adoro essa data! Eu sei que tem muita gente que recrimina a data, por ser uma comemoração muito típica americana, mas desculpem, eu adoro! Inclusive, gostaria de passar o dia 31 numa cidadezinha dessas americanas, cheia de mistérios e histórias assombrosas.

O Halloween surgiu na Europa a centenas de anos antes de Cristo. Este, era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. A data 31/10 significava o início do Samhain, uma celebração que marcava 3 fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos. De acordo com historiadores, no Halloween era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados, esse tipo de contato libertava todo o tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta.

Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além. Outras tradições, porém, foram deixadas de lado, como o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos. Bem depois, no século 9, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos". Finalmente, no século 20, o Halloween juntou ao seu caldeirão de influências a força da cultura dos filmes de terror, que hoje dão o tom da celebração tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos.
E pra comemorar essa data, você pode montar uma festa cheia de abóboras e teias de aranha ou fazer uma maratona no Netflix/Popcorn time com vários filmes de terror.

Separei uma lista com meus 10 filmes de terror preferidos, confere ai!

1- Halloween H20

É clichê começar uma lista de filmes pra assistir no Halloween com o filme Halloween? É, com certeza! Mas é Mike Myers, o cara que me assusta a anos. E o elenco conta com a Jamie Lee Curtis, como irmã do Mike. Dentre os vários filmes da saga Halloween, esse na minha opinião, é o melhor.

2- O Iluminado


Ô filmezinho pra te dar susto hein! O combo texto do Stephen King + direção do Kubrick + Jack Nicholson não tinha como dar errado. É um dos meus filmes de terror preferido de todos os tempos. Filmagem espetacular e atuação impecável de Nicholson. Recomendo o livro do Stephen King também, a história é bem mais completa que o filme.

3- O Exorcista


Eu já assisti tanto ao Exorcista, desde que eu era criança que confesso que nem sinto mais medo... acho que sinto mais nojo quando a menina Regan vomita hahaha. Mas é clássico né, sempre gostei e não pode faltar nessa lista.

4- Sobrenatural (Insidious)


Olha, sempre torci o nariz pra esses filmes atuais de terror. Que normalmente de terror não tem nada. Mas esse, foi um tapa na minha cara. Senti medo do começo ao fim e adoro finais surpreendentes. A continuação vale super a pena de ser vista.

5- Poltergeist


Esse filme é composto de mistérios a partir do começo das gravações, vários atores morreram com o decorrer das filmagens do filme, inclusive a menina que interpretava a personagem Carol Ann, com apenas 12 anos de idade. Ao todo 4 membros do elenco morreram no período de 6 anos.
O mais incrível nesse filme é a pouco produção tecnológica da época e os efeitos bobos que assustaram e assustam muita gente até hoje. Pra provar que não precisa existir super produção pra dar susto em ninguém! Basta um roteiro inteligente e bons atores e esse conta com a produção de Steven Spielberg.

6- Psicose



É Alfred Hitchcock, é a trilha sonora mais aterrorizante que eu já ouvi e a cena mais marcante de todos os tempos. Só isso já basta pra você pegar a pipoca e dar play logo nesse clássico do terror!

7- Os outros



Esse filme não se encaixa numa categoria terror e sim na categoria suspense. Nicole Kidman está incrível nessa história de suspense e espíritos. O final do filme é incrível e surpreendente. Se esse fosse um Top 10 filmes de suspense, esse estaria em primeiro lugar.

8- A órfã


Aquele rostinho fofinho de menina comportada consegue te enganar por quanto tempo?

9- O silêncio dos inocentes



Hannibal Lector é o homem com a mente mais sombria de todos. Esse filme da uma mistura de terror, suspense e um pouco de nojo pela forma cruel em que os personagens eram mortos por Hannibal. Mas em contrapartida é incrível ver todo o terror psicológico feito por esse personagem e tentar desvendar sua cabeça pode acabar se tornando um vício nesse filme eletrizante.


10- Invocação do Mal


Esse filme é assustador do início ao fim e conta a história do casal real Ed e Lorraine Warren e da família Perron que viveu na casa cheia de espíritos dos moradores antigos por 10 anos. Considero ele um dos melhores filmes de terror da atualidade.

E ai, curtiu esse Top 10? Deu pra morrer de medo?

Você também deve gostar

0 comentários